segunda-feira, 20 de junho de 2011

Por vós

Gostava de tentar perceber o que é que José Saramago ou Fernando Pessoa e tantas outras figuras públicas têm a mais que todas as outras pessoas pertencem realmente à minha vida... Só porque escrevem textos maravilhosos, incríveis ou porque dão toques na bola e são os melhores jogadores da sua modalidade... Ganham prémios importantes por serem os melhores e são reconhecidos... O que é que os torna assim de tão importantes, ara serem 'donos' de uma estátua, o nome de uma rua ou até mesmo de um espaço de convívio. Dou um exemplo simples de duas pessoas que me foram queridas se não as mais queridas, estas duas pessoas passaram pela minha vida... Cuidaram de mim, deram-me colo, atenção, carinho, mimo, alimentaram-me, ralharam comigo, tornaram-me alguém hoje em dia...Poderei não lhes ter reconhecido o valor, talvez por ser um miúdo e não compreender que um dia desapareceriam... Os meus Avós... Estes, viveram no mesmo 'tempo' que José Saramago... Tiveram as mesmas experiências, as mesmas guerras, as mesmas lutas, a mesma fome, a mesma sobrevivência... E não foi por isso que mereceram uma ovação pública, nem um pedaço de terra com o seu nome... Acho tão ridículo que as pessoas gostem de mostrar a sua homenagem a pessoas que nem as conhecem, ou fizeram algo de importante na sua vida por eles e para os ver crescer quanto pessoas... RIDÍCULO! Porque raio merecem estas pessoas ditas de 'importantes' um monumento ou algo memorável e aquelas que as viram crescer, merecem uma lápide com o seu nome durante uns anos e depois tudo é esquecido tudo fica terminado. Incrível... Incrível como o ser humano dá importância a coisas parvas como estas... Por achar isto ridículo, vou eu mesmo mudar de alguma forma a forma como vejo os meus avós... Não sou assim uma figura de calibre mundial, mas de alguma forma, vou deixa-los marcados neste mundo... Plantarei em breve uma árvore por cada pessoa destas que desapareceu da minha vida e foi supostamente para um sítio melhor, mas que continuam vivos em mim... Assim ficarão, será o meu local de recordação para eles, um local muito mais importante que uma Baixa, um museu ou um monumento.

Será o vosso local, bem o merecem...

Sem comentários:

Enviar um comentário